quinta-feira, 31 de maio de 2012

Resenha: Totem




TOTEM – Vale Quanto Pesa (2011)
(Fundação de Apoio à Cultura DF - Nacional)
Aprox. 50 min.
Nota: 10.0


A banda Totem, na ativa há treze anos, já é veterana na cena rock e, apesar de ter três demos lançadas, só agora chega ao seu debut oficial. De cara, a banda passa uma boa impressão do material que vem em uma embalagem digipack bem elaborada, arte composta por cores chamativas e um encarte muito criativo, além do título do trabalho (bastante sugestivo, diga-se de passagem) que é uma alusão perfeita ao seu conteúdo.

Os caras se mostram extremamente dedicados ao que fazem e prova disso são as 12 faixas aqui presentes, que se caracterizam diretamente por um Rock ‘pauleira’ com um leve toque melódico e, logo na abertura do álbum, o peso da banda fica claro com a faixa “Lei de Tabuleiro”.

As composições seguem uma linha bem pegajosa por praticamente toda a audição, em que se percebe uma harmonia incrível das guitarras de Fábio Marreco com a cozinha, a cargo de Alex Siqueira e Thiago Totem, respectivamente baixista e batera. Todos os arranjos junto com o vocal grave de Regivéi (que eu, particularmente, adorei) dão ao trabalho uma identidade que lembra, inclusive, os anos 80. 
No decorrer das canções, temas como amor e guerra são trabalhados de forma a prender a atenção do ouvinte. Assim destacam-se as faixas “Nojanta”, com uma letra de forte apelo social e com uma boa levada e arranjos bem feitos, “Imagem e Semelhança”, “Futilbol”, “Maracutaia” e “Amor de Monstro”. “Balada Perdida”, como o próprio nome já diz, é a balada do álbum. Ótimos arranjos de guitarra e um belo refrão encaixam-se perfeitamente na proposta da faixa.

O Totem conseguiu uma produção que foge à armadilha das novas tendências do rock, mostrando-se fiel às vertentes do estilo. Ouçam, pois o álbum realmente “vale quanto pesa”. Aqui já está no replay faz tempo!

Faixas:
1. Lei de Tabuleiro
2. Nojanta
3. Resistência
4. Balada Perdida
5. Imagem e Semelhança
6. Maracutaia
7. Esse morcego
8. Futilbol
9. Mulher Ônix
10. Amor de Monstro
11. Ela Pintada
12. Toda Estação (pt. 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário